Com a implantação do Curso de Medicina em Tucuruí, o município passa definitivamente a ser considerado o polo educacional da região Sul e Sudeste

Edital prevê que Tucuruí terá inicialmente 50 vagas para o curso de graduação

Duas instituições de curso superior foram selecionadas pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para a implantação futura do curso de Medicina. A notícia foi divulgada pela Seres nesta terça-feira (19) e estão habilitadas as faculdades Minas Gerais Educação S/A e a Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda., respectivamente primeiro e segundo lugar.

Tucuruí estava apto a receber o curso desde 2015, no entanto na primeira seleção nenhuma das seis Instituições que se candidataram conseguiram passar no processo seletivo quando o Ministério da Educação (MEC) lançou o edital para a seleção de propostas de funcionamento de novos cursos de medicina no país.

Em julho, o MEC abriu a seleção para as mantenedoras de instituições de educação superior do sistema federal de ensino e além de Tucuruí, foram contemplados os municípios de Limeira, em São Paulo, e Ijuí, no Rio Grande do Sul.

O edital prevê que o curso em Tucuruí tenha 50 vagas para o curso de graduação. E sete mantenedoras enviaram propostas. O MEC analisou a capacidade econômico-financeira; o mérito das propostas e a experiência regulatória, que inclui a verificação qualidade institucional da IES e seus cursos, além da experiência na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área de saúde.

O chamamento do MEC para a criação de novos cursos de medicina acontece dentro do programa Mais Médicos, que seleciona os municípios a partir de critérios que levam em consideração a relevância e a necessidade social da oferta do curso de medicina e a estrutura de equipamentos públicos.

Ao fim do processo, o município de Tucuruí deverá se comprometer a oferecer à instituição de ensino superior vencedora a estrutura da rede pública de saúde para a implantação e funcionamento de novo curso de graduação em medicina, que deverá incluir programas de residência médica nas modalidades de Medicina Geral de Família e Comunidade.

Em julho, uma comitiva formada por autoridades de Tucuruí, tendo à frente o então prefeito Jones William, acompanhado pelo então presidente da Câmara de Vereadores Bena Navegantes, foram recebidos em audiência pelo ministro da Educação Mendonça Filho. Na oportunidade eles participaram da assinatura de protocolos ente o MEC e a Prefeitura de Tucuruí para a implantação do Curso de Medicina na cidade de Tucuruí um sonho tão propalado e divulgado em larga escala no passado, e que agora se tornará realidade dentro da administração do prefeito Bena Navegantes.
Com a implantação do Curso de Medicina em Tucuruí, o município passa definitivamente a ser considerado o polo educacional da região Sul e Sudeste.

Mais informações no Site do MEC na Área da SERES.

Por Denis Aragão