A Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria de Saúde dará início nesta segunda-feira (15) em todas as unidades de saúde do município na 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. A imunização ocorre até o dia 31 de maio, e no dia 4 de maio (sábado) acontece o dia D da mobilização nacional, considerado a data mais importante de mobilização nacional.
Serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças menores 6 anos de idade (faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, indígenas, grupo portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de detentos e os funcionários do sistema prisional.
A meta do Ministério da Saúde, é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários em 2019. Em 2018 a Prefeitura de Tucuruí atingiu todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora de Imunização, Genislane Ferreira, explica que a campanha ocorre anualmente, sendo um dos meios de prevenir a doença causada pelo vírus influenza e suas complicações. A vacinação é importante por apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Medidas de prevenção – Lavar as mãos com água e sabão com frequência é a principal recomendação para prevenir a gripe. Isso porque as mãos são um importante veículo de transmissão do vírus da gripe, como a influenza. É importante evitar tocar os olhos, boca e nariz após o contato com essas superfícies até lavar as mãos, outras recomendações são: evitar compartilhar objetos de uso pessoal e permanecer em ambientes sem ventilação e com aglomeração de pessoas.