Mais de 20 mil expectadores devem prestigiar o Festival que acontece nas Escadarias até o próximo dia 2 de julho

A programação do 27º Festival do Folclore Junino começa nesta quarta-feira (28) a partir das 19h. A expectativa é que as Escadarias da Santo Antonio fiquem lotadas durante os cinco dias de Festival que acontece até o próximo dia 2.

Para colorir o Festival as tradicionais quadrilhas de São João farão suas apresentações disputando o título como melhores quadrilhas folclóricas e parafolclóricas.

Conforme João Batista, diretor adjunto do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, são 13 quadrilhas folclóricas e parafolclóricas de Tucuruí que disputarão o posto de campeãs, além de três cordões de bumba meu boi que farão a festa das torcidas. 10 quadrilhas dos municípios de Tucuruí. Breu Branco, Pacajá, Anapú, Baião, Cametá, Mocajuba, Tailândia, Goianésia do Pará, Maraba e Parauapebas encerram a festança e disputam o título de campeã intermunicipal.

O diretor de Cultura, Raimundo Louzada, explica que a expectativa é que as Escadarias recebam por dia cerca de 5 mil pessoas, sendo que a direção espera pelo menos 20 mil pessoas prestigiem e torçam nas escadarias durante o Festival. As escolas da rede municipal abrem a festa na noite desta quarta-feira e haverá ainda a escolha das misses caipira, mirim e gay além de barracas com comidas típicas e shows de bandas locais.

Outro ponto forte será a segurança dos expectadores e brincantes. Agentes da Gamasp e da Polícia Militar farão a segurança de quem for às Escadarias durante as noites do Festival. A PM também fará rondas ostensivas rondando as proximidades. Banheiros químicos também serão distribuídos às proximidades das Escadarias.

CIRCUITO

Como aquecimento, desde o dia 3 de junho acontece o 8º Circuito Junino. Louzada explica que o Circuito serve como prévia para os grupos que disputarão o título de melhor quadrilha nas Escadarias possam apresentar parte das coreografias e figurinos ao público e ainda corrigir falhas de evolução. “Tudo isso para que as quadrilhas cheguem no dia, prontas para apresentarem o melhor para a população”, observa o diretor de Cultura.

Opinião compartilhada por Wendell Campos, coreógrafo das quadrilhas juninas Estrela de São João, em Tucuruí, e Revelação Junina, de Breu Branco. Para ele, as apresentações servem ainda para aproximar a comunidade da tradicional festividade alusiva a São João. “Essa manifestação serve ainda para que as quadrilhas e os grupos juninos possam ensaiar as coreografias e corrigir alguns erros, além de acertar os figurinos para a apresentação nas Escadarias”, explica o coreógrafo.

CINCO DIAS DE FESTA

A programação do 27º Festival do Folclore Junino começa nesta quarta-feira (28) a partir das 19h. A abertura oficial ficará por conta dos grupos folclóricos das escolas do município. Nesse dia acontece ainda a competição das Misses Mulatas Folclóricas. A animação fica por conta das bandas Cabra do Forró e Amazônia Pop.

Na quinta-feira (29) será a vez dos cordões de Bimba meu boi se apresentarem ao público. As Misses Simpatia Folclóricas também se apresentam e no palco, a banda Pérola Negra fará a alegria do público presente.

Na sexta-feira (30) será o dia da competição das Misses Caipiras Folclóricas e a abertura da competição oficial das Quadrilhas Folclóricas. A animação ficará por conta de Thiago Costa.

No sábado (1) acontece a disputa das Misses Mulatas, Simpatia e Caipira das quadrilhas Parafolclóricas. Será também o dia da competição das Quadrilhas Parafolclóricas. A Banda Caferana Melodia fará a festa do povão.

Encerrando o Festival, no domingo (2), o município fará a premiação de todas as categorias e também acontece a competição das Quadrilhas Intermunicipais com representantes de 11 municípios da região. A animação fica por conta da cantora Lenne Bandeira e de MC Dourado.

27º Festival do Folclore Junino de Tucuruí

De quarta-feira (28) até o próximo domingo (2).

Sempre a partir das 19h.