Ensino vai atender alunos concluintes do ensino fundamental em comunidades rurais de Tucuruí

Os estudantes e moradores da zona rural e região do lago de Tucuruí enfim vão poder cursar o ensino médio. A Prefeitura de Tucuruí assinou nesta quinta-feira (16) o convênio com o Governo do Estado que vai melhorar a vida dos moradores dessas localidades. Por meio do Sistema Interativo de Educação (SEI). Com a implantação do Sistema, a Prefeitura vai beneficiar 300 estudantes já no primeiro ano de atividade.

Agora os alunos não vão mais ter de se deslocar para outras localidades ou para a zona urbana o que causava diversos problemas para as famílias.

Para o prefeito Benedito Couto (PROS), o Bena Navegantes, explica que o Estado vai encaminhar os professores e o município vai dar toda a estrutura para que aconteçam as aulas. “Uma grande conquista para o município já que há pelo menos sete anos essas comunidades esperavam. Agora, nove comunidades serão atendidas pela modalidade de ensino e mais de 300 estudantes vão poder enfim se formar no ensino médio e em seu local de origem”, observa o prefeito.

Trata-se de uma mova metodologia do ensino médio regular, já aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, que atenderá estudantes de 145 comunidades de 30 municípios, explica Sonia Ferreira, diretora 16ª URE -Unidade Regional de Educação Tucuruí.

Conceição Bugarim, secretária Municipal de Educação, explica que as ações previstas no convênio atenderão as comunidades das Ilhas, Bom Jesus e Tanscametá. “Estamos focando na educação de forma mais abrangente e estamos empenhados em formar esses jovens que vão contribuir com o crescimento e desenvolvimento de Tucuruí”.

O Plano
O Plano de Implementação do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, denominado Sistema Educacional Interativo (SEI), está sendo implantado no contexto de estratégias de ampliação da educação básica paraense e é operado pela área de ensino da Seduc.

O SEI foi concebido no âmbito do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, idealizado no contexto do Pacto Pela Educação e conta com um investimento de R$ 15,3 milhões só em tecnologia de transmissão, produção de aulas com suporte de mídia e sistemas de recepção pelas salas de aula.

O SEI é uma metodologia de ensino que vai atender alunos concluintes do ensino fundamental em comunidades rurais, onde não há oferta do ensino médio, a demanda é superior ao número de vagas oferecidas e o acesso de professores é difícil.

Denis Aragão/Ascom Prefeitura de Tucuruí

Fotos Aldeney Moraes