A Prefeitura de Tucuruí em parceria com a Comissão Pro-Selo UNICEF, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura e de Saúde e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, realizaram na tarde desta segunda-feira (6), a solenidade oficial de abertura da 5ª edição da Semana do Bebê, no auditório do CEU – Santa Mônica, em Tucuruí.

Com o tema: Por uma Infância Feliz “Garantir na prática seus direitos é um dever de todos nós”, a Semana do Bebê busca intensificar a união da comunidade em torno da proteção à gestante e à criança.

Estiveram presentes à cerimônia, o representante do prefeito Artur Brito, o coordenador de Comunicação Social o jornalista Wellington Hugles, Nazidely Pantoja (Secretária de Assistência Social), Roberval Rodrigues (Secretário de Educação e Cultura), Coronel Ana Laura (Secretária de Apoio a Segurança Pública), Sônia Eugênio (Articuladora Municipal do Selo UNICEF), Veralice Alves (CMDCA) e Wendel Magalhães (Conselho Tutelar).

Wellington Hugles representado do prefeito Artur Brito, realizou a abertura do evento e fez um apanhado de todas as ações desenvolvidas por todas as secretarias de governo envolvidas em garantir o aumento dos serviços integrados em saúde, educação, cultura, assistência, proteção às crianças e suas famílias. “É uma honra estar aqui nesta 5ª Semana do Bebê, possibilitando atender a todas as ações de validação para o recebimento do Selo Unicef, e unidos estarmos qualificando a elaboração e execução das políticas públicas, além de estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição, essa tem sido a meta da gestão municipal”, comemorou Hugles

“Estamos trabalhando para intensificar estas ações em prol da primeira infância, mostrando que todos podem se mobilizar. O período mais crítico na formação de uma criança é até o sexto ano de vida, por isso a importância de promover o acesso à educação, saúde, cultura”, afirmou a secretária de Assistência Social, Nazidely Pantoja.

O secretário de Educação e Cultura Roberval Rodrigues esclareceu que é necessário a garantia a saúde das nossas mães desde o período da gestação com o acompanhamento do pré-natal até o momento do nascimento do bebê, pois nossas mães têm que estarem bem assistidas para trazerem ao mundo bebês saudáveis, “é fato cientificamente comprovado que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto. Sendo assim essa fase constitui-se uma janela de oportunidades, sendo a atenção integral nessa faixa etária a influência positiva para o sucesso escolar”, frisou o secretário.

Um dos pontos-chave da Semana do Bebê será a apresentação do “Bebê-Prefeito”, que será o primeiro menino ou menina, nascido de parto normal na Maternidade Municipal a partir das 19 h desta segunda-feira (6), onde receberá simbolicamente a Chave da Cidade das mãos do prefeito Artur Brito.

Durante toda semana uma vasta programação será desenvolvida em diversos órgãos de atendimento a educação e saúde em toda a cidade.

O evento foi encerrado com a apresentação dos alunos da rede municipal de ensino que realizaram apresentações culturais.