O prefeito Artur Brito reuniu com os novos dirigentes do Campus da UFPA, sediado em Tucuruí, em pauta parcerias que buscam viabilizar estágios aos universitários, além de implantação de um curso preparatório para o Enem.

O novo coordenador geral do Campus da UFPA de Tucuruí, Wassim Raja El Banna, acompanhado de Diego Dias (Administrador do Campus) e Osvaldo Borges (Engenheiro Civil das Obras de construção do novo Campus), esteve reunido com o gestor municipal e na oportunidade levaram as proposta de celebração de parcerias com vistas a absorver os universitários em conclusão de cursos em estágios remunerados no município, o prefeito Artur Brito de pronto determinou a sua equipe de governo, que fossem realizados os estudos para a criação de Lei Municipal que oportunize vagas de estágios aos estudantes das variadas faculdades instaladas no município, bem como, celebração de convênios para este fim.

Além de estágios, a parceria entre UFPA e Prefeitura busca garantir o cursinho para que os alunos de baixa renda possam se preparar para o Enem e assim ingressar nas universidades. A intenção é utilizar professores em matérias específicas que estão em fase de formação pela UFPA. Nesse primeiro momento seriam 20 alunos tutores e o município em contrapartida disponibilizaria professores em matérias específicas para ministrar o cursinho de forma gratuita.

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou moção para que o Campus de Tucuruí desenvolva o projeto “Universidade Aberta” em parceria com a Prefeitura.

A coordenação da UFPA também solicitou ao prefeito, que seja realizada a interligação do sistema de abastecimento de água para sanar a dificuldade da falta de água no local onde será instalado o novo Campus de Tucuruí, localizado na rodovia do aeroporto. Que seja estudada a possibilidade da realização dos serviços de terraplanagem e o aterramento na área, conforme parceria a ser firmado com a Universidade.

Está agendada para o mês de maio, a visita do Pró-Reitor de Extensão da UFPA, Professor Dr. Nelson José de Souza Júnior, quem fará visita às obras do novo campus e reunirá com o prefeito Artur Brito para tratar do projeto “Universidade Aberta”, que tem como objetivo a implantação de cursinhos preparatórios, que atenderá os estudantes do município e da região.