A Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria de Educação e Cultura vem realizando uma programação especial alusiva ao Dia do Índio, que teve início na última sexta-feira (12), onde a população teve a oportunidade de presenciar uma mostra cultural na sede da Secretaria, oportunizando a integração da cultura indígena com a rede pública de educação, na oportunidade a etnia Assurini do Trocará realizou apresentações de danças, exposição de artesanatos e pinturas corporais.

Os estudantes participantes receberam orientação dos professores indígenas da Escola Wararaawa Assurini, sobre a característica das apresentações; como a Dança do Mingau e a Dança da Onça.

A cultura Assurini está sendo apresentada também no âmbito escolar, pois os alunos da etnia têm aulas tanto na língua nativa quanto na língua portuguesa, onde a cultura contínua sendo preservada e passada de geração a geração.

Desde o ano de 2010 quando entrou em vigor o Decreto Lei nº 7.387, que reconheceu a nível nacional através do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o MinC – Ministério da Cultura, a língua indígena Assurini como referência Cultural Brasileira, pertencente ao tronco Tupi, da família linguística Tupi-Guarani, cujos falantes habitam a Terra Indígena Trocará, localizada às margens do rio Tocantins, em Tucuruí.

Durante os dias 15 a 17/04, uma extensa programação será realizada na Aldeia Assurini alusiva ao Dia do Índio que será comemorado na próxima sexta-feira (19/04).