A 5ª Semana do Bebê no município de Tucuruí que este ano teve como tema: Por uma Infância Feliz “Garantir na prática seus direitos é um dever de todos nós”, buscou intensificar a união da comunidade em torno da proteção à gestante e à criança, sendo coroada de grande sucesso desde sua abertura realizada no auditório do CEUS Santa Mônica no dia 06/05 até o encerramento com uma emocionante apresentação cultural na Praça da Bandeira, no último sábado (11/05).

A Semana do Bebê foi intensa, muitas atividades foram desenvolvidas ao longo dos dias, todas com objetivo de resgatar as brincadeiras comuns na primeira infância, através de atividades que envolveram o público infantil, gestantes, nutrizes e familiares. Ocorreram ainda eventos na área da Educação com espaços de participação social nas Creches e Pré-escola; na Assistência Social houve o fortalecimento do vínculo pais e filhos, nos CREAS, CRAS e no Programa AABB Comunidade; na Saúde houve atendimentos prioritários nos PSF’s.

O momento especial no evento foi a chegada da bebê Sueren, que nasceu de parto normal no dia 06/05 as 22h30min, dentro da programação alusiva a 5ª Semana do Bebê, organizada pela Comissão Pro-Selo UNICEF em Parceria coma Prefeitura de Tucuruí, na oportunidade o prefeito Artur Brito acompanhado da Secretária de Assistência Social Nazidely Pantoja, estiveram na Maternidade Municipal para a entrega oficial da Chave da Cidade de Tucuruí para a bebê Sueren. Prestigiaram o evento o vereador Francisco Vieira representando o poder legislativo, além dos dirigentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

O encerramento ocorreu na Praça da bandeira, centro de Tucuruí, com vasta programação as gestantes e bebês, entrega de brindes aos participantes e ainda teve uma linda apresentação cultural que fez os presentes ao evento chorarem de emoção. Sônia Eugênio (Articuladora Municipal do Selo UNICEF), agradeceu a parceria de todos os envolvidos direta e indiretamente, pois foi essa união que garantiu o sucesso de mais essa edição da Semana do Bebê, “agora a meta e a 6ª Semana do Bebê, em 2020, que será o momento de coroarmos nossos esforços ao longo deste 4 anos, e aguardarmos que a UNICEF avalie nossas metas e possam reconhecer Tucuruí como um dos municípios agraciados com o selo UNICEF”, comemorou Sônia Eugênio.