A secretária Katiane Sarraf Marques representou o município de Tucuruí no 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e no XVIII Congresso do COSEMS/CE, que aconteceu nos dias 29, 30 de abril e 01 de maio de 2019, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O evento regional que ocorre anualmente, contou com o apoio dos 16 COSEMS das regiões Norte e Nordeste do país, e se consolidou como a principal arena de debates dos gestores da saúde, servindo como preparatório para os temas que serão discutidos ainda este ano, no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
O tema central do evento “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas” contou com a participação de cerca de 1500 congressistas que nos três dias participaram dos debates nas mesas, palestras e painéis.
O evento foi coroado com a presença de renomados conferencistas do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), entre outros representantes dos órgãos das três esferas de governo. Ainda durante o evento os gestores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em atendimentos individualizados com técnicos do Ministério da Saúde.
Diversas áreas da saúde foram contempladas nas apresentações de experiências municipais da Mostra Norte e Nordeste, a exemplo: Aqui tem SUS e Mostra Ceará – Aqui tem SUS, espaço onde os profissionais que trabalham no cotidiano dos serviços e da assistência mostraram o SUS que dá certo. O congresso contou ainda com a Feira de Estandes, em uma área de 800 m², que possibilitou a apresentação de muitos parceiros na exposição dos seus produtos e serviços.
O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará – COSEMS/PA, Dr. Charles Cezar Tocantins de Souza, secretário de Saúde do município de Cametá, esteve à frente da delegação paraenses e destacou a atuação da secretária de Saúde de Tucuruí, Dra. Katiane Sarraf, que participou ativamente de todas as mesas de debates e apresentou muitas propostas visando a implementação de medidas que buscam melhorias no atendimento na atenção básica à saúde, possibilitando ser mais humanizada e acessível a todos os usuários do SUS.
“Nossa participação no congresso foi para abrangermos nossos conhecimentos e receber orientações necessárias para o atendimento dos nossos usuários, além de trocar experiências e buscar novas ideias para implementar melhorias para a saúde no nosso município. Estamos aqui participando deste evento para debatermos sobre as ações de saúde que possam beneficiar nossa população de Tucuruí”, disse Katiane Sarraf.